Home > Dicas > Conheça mais sobre os grupos Shimano MTB - Parte 2
Conheça mais sobre os grupos Shimano MTB - Parte 2
23/06/2022
Dicas
Vamos dar sequência ao nosso post sobre as linhas de mtb Shimano. Para quem não conferiu as linhas de entrada no primeiro post, você pode acessar logo abaixo:
Nesse post vamos falar dos chamados grupos intermediários, o Shimano Alivio e o Shimano Deore.

Os dois possuem uma série de características de transição dos grupos de entrada e dos grupos top de linha, especialmente no tão conhecido e famoso grupo Deore e que você confere abaixo:

Grupo Shimano Alivio

Considerado um grupo que já contém algumas características para competições mas ao mesmo tempo um custo x benefício melhor que um grupo top de linha, o grupo Shimano Alívio oferece qualidade de grupos mais caros na tecnologia, com a durabilidade dos grupos mais simples.

Atualmente, o grupo Shimano Alivio ainda conta com versões para três coroas e somente 9 velocidades, com a atualização mais recente sendo 2x9.

O grupo ainda conta com alavancas de câmbio e manetes de freio conjugados na versão M-4050, sendo o sistema de freios somente hidráulico e na versão M4000 há também uma versão para guiador plano de freios V-Brake e disco por cabo, mas devem sair de linha em breve.

Câmbio e cassete são exclusivos para 9 velocidades e possuem diferentes configurações, sendo a maior 11-36 para sistemas de duas coroas, mas existem versões incompatíveis com cassetes e câmbios nas versões 11-25 e 11-28, onde é preciso verificar o câmbio, corrente e coroas para compatibilidade.

Os pedivelas são de 3 ou 2 coroas, variando a quantidade de dentes em uma escala bem diversificada e ainda há uma versão com sistema Octalink de 3 coroas.

Por fim, como ainda o grupo Shimano Alivio possui 2 coroas, o câmbio dianteiro se mantém, sendo ele de diferentes fixações e puxadas, auxiliando na alta compatibilidade com os mais variados quadros.
Promoções MX

Grupo Shimano Deore

O grupo mais famoso da marca, o Shimano Deore é um verdadeiro sucesso ao longo de todos os anos de existência. Robusto, fácil de utilizar e barato em comparação aos demais frente ao que oferece, seja de tecnologia, seja de durabilidade para encarar pedais leves e até mesmo competições em nível amador.

Contando com três versões atuais, o grupo Deore apresenta uma grande versatilidade para os ciclistas. 

As três versões diferem em relação não à qualidade do grupo em si, mas sim na quantidade de velocidades, que anteriormente à renovação era apenas de 10 velocidades e contava até mesmo com câmbios dianteiros de até 3 coroas, ou seja, era possível montar o Shimano Deore com 30 marchas.

Mas essa realidade mudou e atualmente, a versão de 10 velocidades já conta com uma coroa, na relação 1x10, mas a versão 2x10 ainda pode ser encontrada para a venda.

Em todos eles, o movimento central é pressfit ou de encaixe por rosca, ou seja, não há ponta quadrada ou Octalink.

O sistema de freios também é somente por disco hidráulico, o que garante muita qualidade para a segurança.
Contando com versões de 10, 11 e 12 velocidades, o grupo Shimano Deore possui diferenças em relação de uso do câmbio, correntes e cubo traseiro.

Na versão de 10 velocidades, os modelos de cubo variam para o uso dos modelos de 8,9 e 10 velocidades na versão de disco com parafuso e fixação/fechamento por blocagem, enquanto nos dois outros modelos já com eixo boost (passante), o disco é center lock e o que muda é apenas a medida do eixo.

Já na versão de 11 velocidades, o grupo Shimano Deore conta com trocadores i-spec (sem visor de marchas) e até mesmo alavanca de canote retrátil. O câmbio traseiro vem em duas versões - 1x11 e 2x11 (muito semelhante ao SLX 2X).

No freehub apenas a diferença entre medidas do eixo, já que na linha 11V ela é apenas para eixo boost.

A cereja do bolo da linha Deore e que surpreendeu a todos é a linha 12V. Aqui não há montagens que não sejam 1x12, todos os movimentos centrais são pressfit, e freios com discos center lock.

O que muda realmente é o cubo de roda e cassete obviamente pela nova tecnologia Microspline, onde o cassete de 12V conta com estrias menores de encaixe para suportar os pinhões agora 10-51.

O importante é ficar de olho também na medida do eixo, afinal, nesse sistema existem diferentes medidas do boost.

Qual versão Shimano Deore escolher para upgrade?

Quando se fala em upgrade a galera sempre tem dúvidas e no caso do novo grupo Shimano Deore isso tem acontecido bastante. Para simplificar, se você vai trocar pelo novos sistemas de 10 e 11 velocidades, o que muda é se você quer manter duas coroas ou migrar para apenas uma.

Se você quer manter duas coroas, o que muda é somente câmbio traseiro, alavanca de câmbio direito, cassete e corrente.

Mas se você pular em um dos dois para o sistema de uma coroa, é preciso trocar o que falamos acima e apenas remover a coroa menor do seu sistema antigo, câmbio dianteiro e alavanca de marcha esquerda.

Agora se você já quer evoluir um pouco mais e partir para o sistema de 12 velocidades do grupo Shimano Deore, aí sim, o pulo é um pouco maior.

Será necessário trocar também o cubo traseiro para o novo modelo com tecnologia Microspline, o que nesse caso é uma troca 100% do seu grupo de transmissão na bicicleta, ou seja, não tem nada além da coroa que possa ser aproveitado nesse caso.
Faltam apenas mais três grupos e que na próxima semana você vai saber mais, fique ligado.
Toda a linha Shimano você encontra AQUI.

Mx Bikes o maior e melhor site de ciclismo do Brasil.

Confira no vídeo um pouco mais sobre o grupo Shimano Deore 12V:

Posts Relacionados
Aproveite super descontos
-45%
Luva Hupi Tetris
R$ 43,90
-28%
Camisa Feminina Furbo Donna Skull
R$ 92,90
-33%
Sapatilha Kode MTB Rocks
R$ 399,90
-38%
Bermuda Feminina Scott Endurance 20
R$ 174,90
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.