Equipamentos
No post anterior nós falamos sobre o que usar nos dias de chuvas, ou seja, quais equipamentos são adequados para que você encare as chuvas bem.
No frio não é muito diferente, por isso, optar por escolher os equipamentos e acessórios ideais é fundamental.
Nessas épocas do ano, é bem comum se deparar com as inversões de clima. É como pegar a chuva pelo caminho, não tem como prever, mas no inverno isso é um pouco melhor de entender, afinal, todo mundo que mora nessas regiões, sabe que entre 10 e 15 horas o tempo abre, tem aquele solzinho que todo mundo adora ficar para se esquentar.
Mas essa hora em geral não é a que a galera pedala. Em geral, os treinos se dão antes ou depois disso. Em todo o caso, há quem entre nessa faixa pedalando e aí são duas situações.
Quem adentra essa faixa vindo da manhã, pode tirar a jaqueta corta vento, os manguitos e aproveitar o sol.
Quem pega ela após as 15 horas, sai armado com os bolsos cheios para colocar roupa e enfrentar o frio do início de noite.
Aqui não tem muito segredo. Tanto na chuva quanto no frio, estar com luvas, meias mais grossas se possível ou até mesmo capa de sapatilha, jaquetas corta vento, jaquetas de inverno, manguitos, pernitos e calças felpadas são as melhores escolhas para manter o corpo aquecido.
Outro acessório bem importante no frio é a bandana para cobrir as orelhas. Elas ajudam muito pela versatilidade que podem cobrir a boca e parte do rosto caso o frio seja maior. Em casos de chuvas, elas ajudam a minimizar que a água escorra no rosto direto, retendo parte dela.