Fala ciclistas de plantão, você conhece o que é um velocímetro ou ciclocomputador? Bom, é muito fácil encontrar ele fixo em uma bicicleta e os ciclistas gostam muito de utilizar esse tipo de acessório devido as informações relevantes que ele disponibiliza sobre a pedalada.
Bom, velocímetro ou ciclocomputador é um acessório que fica acoplado na mesa ou guidão da bicicleta. Especificamente,eles registram muitas informações em relação ao pedal realizado pelo(a) ciclista. O acessório mensura, exibe e grava a pedalada para comparações e avaliação dos dados.
Com esse acessório o ciclista consegue verificar a velocidade atual, há quanto tempo ele está pedalando, quantos quilômetros foram rodados com a bike, a velocidade média durante todo o percurso, além de outras funções dependendo do modelo.
O legal é que com a evolução da tecnologia o mundo das bicicletas não ficou de fora e é lógico que os velocímetros e/ou ciclocomputadores evoluíram também. Atualmente, é possível encontrar esse tipo de acessório com muito mais funções que são disponibilizadas para obter mais informações sobre a pedalada, como por exemplo, altimetria,rotas, temperatura ambiente, alguns possuem luz para acompanhar no pedal noturno, etc.
Conheça agora quais são as funções mais comuns:
Além disso, alguns ciclocomputadores proporcionam aos ciclistas colocar dados como idade, gênero, tipo de bicicleta, altura, peso e por aí vai.
Utilizar um velocímetro/ciclocomputador é muito legal para quem quer acompanhar melhor sobre o pedal realizado, pois ele dá uma outra dimensão à pedalada. Esse acessório é excelente para monitorar os treinos e comparar a evolução no ciclismo.
Já para quem gosta de pedalar para conhecer lugares diferentes como por exemplo realizar um cicloturismo, o ciclocomputador é excelente para planejar, criar rotas e acompanhar no visor durante o trajeto. Assim, fica difícil se perder durante o pedal. Mas, nem todos acessórios possuem essa função.
Para quem pedala para manter a saúde, eles também são úteis porque fornecem a quantidade de calorias gastas durante a pedalada e detalhes da frequência cardíaca (FC). No caso, da FC é necessário o uso da cinta ou um relógio de pulso que monitora. Alguns ciclocomputadores consegue se conectar ao sensor de FC, por exemplo.
Já para aqueles que buscam alta performance e são acompanhados por treinadores não tem como não usar um ciclocomputador. É acessório obrigatório para realizar os treinos, o qual mensura, registra e grava para análise posterior do treinador. Além disso, até mesmo os ciclistas amadores e profissionais podem usar sensores de FC, cadência e potência para maiores detalhes sobre os treinos realizados com a bike.
Outra vantagem na utilização de um ciclocomputador é a sincronização com o aplicativo strava (a rede social dos ciclistas). O strava é um serviço de internet que faz rastreamento de exercícios físicos (caminhar, correr, pedalar, etc) usando dados de GPS. Com a sincronização e autorização pelo ciclista é possível ver os segmentos do strava no visor do acessório, os segmentos nada mais são que trechos de estradas.
Bom, como deu para entender ter um velocímetro na bicicleta é muito legal devido a quantidade de informações que é possível obter, deixando o(a) ciclista consciente de como está se saindo a cada pedal. Se você ainda não tem um velocímetro clique AQUI e confira na loja virtual Mx Bikes, muitas variedades e o melhor custo benefício do Brasil.