Medidas dos ísquios
O primeiro fator e o mais importante a ser analisado (ou melhor) mensurado e testado, é talvez o mais difícil para muitos ciclistas inexperientes - saber a distância dos ísquios. São os famosos ossinhos do bumbum, os mesmos que garantem assento para o corpo.
A importância desses ossinhos é que se comprimidos ou mal ajeitados sobre o selim, o ponto de apoio se torna menor, causando dores caso não estejam no seu devido lugar de apoio. Com uma superfície maior, o incômodo pode surgir de outra forma, afinal os pontos de apoio se tornam muito grandes, gerando desconfortos e pressionando regiões que podem causar dores.
A largura correta do selim, possibilita não somente que o conforto seja maior no assento, mas também a manter a pélvis em posicionamentos corretos e mais voltados para que o resto do bike fit seja mantido, o que auxilia não somente na performance, mas na performance com conforto (nem que seja o mínimo).
- Mas como medir a distância entre os ísquios?
Existem várias formas, entre elas ao realizar um bike fit, mas para quem só quer saber de como evitar as dores sem meter a mão no bolso, é bem simples. Basta posicionar sobre um objeto mais rígido uma espuma ou material que consiga marcar a região onde você sentará. Ao sentar, apoie os pés sobre uma superfície elevada de modo que o ângulo entre a coluna e os joelhos fique em torno de 70º, ai é só levantar e verificar a medida entre as duas marcas do assento.