Comprimento do guidão da bike
Já dizia o princípio de Arquimedes: Quanto maior uma alavanca mais fácil de mover o mundo. Nesse caso a alavanca é a peça de bicicleta responsável por dar direções, o guidão. E nesse caso a teoria se aplica, quanto mais largos, maior o controle ou é o que parece. Na prática essa teoria pode não funcionar muito bem, afinal aqui não se trata apenas de largura, mas também de
gerar capacidade para a bicicleta em ser movimentada rapidamente sem perder o controle.
Quanto maior o guidão da bicicleta em relação ao corpo, mais abertos os braços ficarão, o que irá causar dores, desconforto e claro, perda de controle da bicicleta. Por isso, vale a pena ficar de olha no detalhe de extrema importância - as mãos devem estar no mesmo padrão em relação aos ombros, ou seja, com a mesma medida de comprimento, não ultrapassando 2 ou 3 centímetros para mais ou para menos, afinal enquanto um guidão largo dificulta a mobilidade, um muito curto diminui a capacidade de aumentar as angulações.
No caso das mountain bikes, o fato de estar em uma posição mais posterior para o centro de gravidade, faz com que a base de medida de ombro a ombro deva ser um pouco maior, ou seja, se deve considerar uma abertura maior dos braços, mas de forma a manter a capacidade de curvatura - braços semi flexionados. Afinal, braços travados (esticados) é sinal de hiperextensão e dificultarão movimentos, além de reduzir a capacidade de absorver impactos.