Fixas/Pista
Visualmente são bem parecidas com as bicicletas de estrada, mas cada uma na verdade tem suas particularidades. As bicicletas de pista e as fixas possuem basicamente a mesma composição. São bikes leves, que não utilizam câmbios e freios, ou seja, são voltadas para a velocidade, diminuindo ao máximo o peso da bicicleta.
Em contrapartida, quando utilizadas fora das pistas (no caso das fixas urbanas), o fato de existirem obstáculos que necessitam uma diminuição da velocidade de forma abrupta (semáforo fechado, por exemplo) pode ser um risco para os iniciantes, já que o controle da frenagem é feita literalmente pelas pernas (com cubo traseiro fixo, o pedivela e a roda não giram independente, ou seja, não param de girar se não houver força contrária ou limitação dela).
Já nas Singles, o sistema é um pouco diferente, onde ela utiliza uma catraca, permitindo que o pedivela possa parar de girar com a roda se movimentando, o que ajuda muito os iniciantes que buscam uma bicicleta com funcionamento simples, mas vale conhecer um pouco mais sobre esse estilo de bicicleta, já que com uma única relação, encarar subidas muito íngremes é um desafio para as pernas.