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Cassete para bicicleta: como escolher?
18/03/2021
Equipamentos

Conhecer e entender sobre as peças de bicicletas é fundamental. Algumas peças podem alterar a maneira como você pedala, além de aumentar o tempo do seu pedal e até mesmo a vida útil das peças.

Hoje vamos dar foco a peça cassete que é muito importante e garante o funcionamento da bicicleta. É através dessa peça que é possível extrair o máximo de rendimento durante o treino ou simples passeio.

Mas o que é cassete para bicicleta?


Essa peça é um conjunto de rodas dentadas que fica localizado na parte traseira da bicicleta, especificamente no cubo traseiro. Sendo assim, a peça – o cassete - se encaixa no cubo, que também é conhecido como freehub e é mantido firmemente no lugar com uma trava de cassete com rosca.

O cassete é uma das peças da transmissão da bicicleta e que em conjunto com os pedais, a pedivela, acorrente e os câmbios transmitem a força do ciclista para a bicicleta. Além disso, é uma das partes mais delicadas da bike e que requer atenção.

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No mercado das bicicletas, os cassetes fornecem uma variedade de opções de engrenagem para que a transmissão da bike funcione suavemente e com maior durabilidade. Com tantas opções, é possível variar a cadência de pedalada, ou seja, rotações por minuto, para obter uma melhora.

Se você parar para notar, quando a corrente corre em cassetes com mais dentes e maiores, conseguimos perceber uma troca de marcha mais rápida e fácil. Ideal para escalar montanhas, mas ao mesmo tempo você precisa completar mais rotações no pedal.

Já no caso de cassetes menores com menos dentes, o torque é maximizado, mas por outro lado é necessário pedalar mais forte.

Mas como escolher o cassete certo para sua bike?

Diante da grande variedade, a escolha do cassete ideal para sua bicicleta precisa levar dois aspectos em consideração: a atenção a sua necessidade e saber pesquisar.


A regra de ouro para escolher o cassete para bicicleta é:

Você precisa considerar o tipo de percurso que costuma fazer, adequando a escolha para suas necessidades. Isto é, levar em conta o tipo de ciclista que você é, se gosta de escalar montanhas, pedalar mais em estradões e planos ou prefere uma trilha acidentada e com bastante obstáculos.

Dicas para escolher o cassete para bike


1 – Talvez a melhor dica pode ser manter o mesmo modelo de cassete e trocar por um novo. Caso você não saiba qual é o modelo de seu cassete basta contar quantos pinhões temo cassete e quantos dentes tem o maior e menor pinhão. Assim fica fácil descobrir, observe na imagem ao lado.

Mas atenção aos padrões caso você queira um novo modelo, é importante prestar bastante atenção nesse detalhe porque existem incompatibilidade entre grupos de transmissão. Não dá para colocar qualquer cassete, pois depende do grupo da sua bike.

2 – Se atente com as diferenças entre os cassetes de speed e mtb. Os cassetes de bike de estrada possuem menor diferença entre os números de dentes dos pinhões, isto porque, o objetivo de pedalar nas rodovias é manter a cadência ideal na maior parte do tempo. Praticamente a maioria das bikes utilizam cassetes entre11-23 e 11-32 dentes, mas é logico existem outras combinações.

Já em relação aos cassetes de mountain bike normalmente tem mais variações entre um pinhão e o outro, já que a necessidade do ciclista é diferente porque está em terrenos acidentados, trilhas e outras situações que não permitem manter uma cadência perfeita. Neste caso, muitas vezes é necessário ter uma grande amplitude de marchas para encarar subidas e descidas mais inclinadas. No mtb encontramos cassetes de 11-32, 10-50 dentes e outras combinações possíveis.

3 – Não mude o número de pinhões. É importante compreender que o número de pinhões indica quantas marchas ele tem e se você mudar o número x de velocidades só vai funcionar direito com um grupo de x velocidades compatíveis.

Lembre-se que, ao trocar o número de marchas da bicicleta você precisa verificar se é compatível. Em caso de incompatibilidade você deverá trocar outros componentes da bike como corrente, câmbio, trocadores de marcha e até as coroas.

A corrente muda de acordo com o tamanho do cassete e das coroas. Câmbios e cassetes trabalham juntos também, por isso um câmbio de um cassete de 11-32 dentes não vai aguentar um de10-50. Por isso, trocar ou adaptar uma peça, pode ser que seja necessário a substituição das outras. Essa escolha depende muito da sua necessidade e de onde quer chegar.

4 – Quantos dentes escolherem um cassete? Essa pergunta é ótima e com certeza a maior parte dos ciclistas gostariam de saber.

A regra é o seguinte: quanto maior for um cassete, menos voltas a roda da bicicleta dará em cada volta dada no pedivela. Isso quer dizer que as marchas nos pinhões grandes são indicadas para subidas e acelerações. Já nos pinhões menores, ocorre mais voltas da roda em cada volta dada no pedivela, garantindo mais velocidade para a bike.

Bônus: cuide das peças da transmissão

 

O cassete, a coroa e acorrente são metálicas e sujeitas a desgastes. O contato dessas peças, metal com metal solta pequenos fragmentos metálicos que ficam impregnados no óleo lubrificante. Diante disso, a limpeza deste sistema é fundamental, pois se não é realizado com regularidade, poderá ocorrer desgastes precoces dos componentes da bicicleta, já que o sistema está exposto à sujeira, que aderem ao lubrificante e agem como esfoliantes que detonam o metal, fica a dica.

Confira nosso vídeo sobre quais peças trocar em um upgrade na bike?:

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