Acabou no dia 25 de março mais uma edição do ABSA Cape Epic, uma das maiores competições de mountain bike mundiais por etapas. Grandes estrelas do ‘rock’ das duas rodas passaram pelo evento, incluindo o brasileiro Henrique Avancini que garantiu seu lugar no Pódio.
A edição de 2018 foi realizada na África do Sul, passando pelas cidades de Wellington e Val de Vie, onde os ciclistas percorreram ao total mais de 600km com subidas com 13530m de altitude. Certamente um desafio e tanto. Além disso, em cada uma das etapas existia um terreno técnico Land Rover, onde os participantes tinham que mostrar todas as suas habilidades.
Confira abaixo os resultados de cada uma das 7 etapas, e também destaques femininos e masculinos que não se deixaram abalar nem pelo calor, nem pelo nível extremo de esforço.
Confira ainda:
A primeira etapa foi realizada no dia 19 de março, no estado de Arabella Win, África do Sul. Os participantes tiveram que percorrer 110km com escaladas de até 1900m. Bom para os verdinhos da equipe Cannondale Factory Racing, que deram um show de habilidade mesmo nos terrenos mais técnicos.
Os especialistas em cross-crountry Manuel Fumic e Henrique avancini entraram no primeiro ponto de hidratação seguidos por Alban Lakata e Kristian Hynek, da equipe Canyon Topeak. Apesar do esforço feito pelos ciclistas da Canyon, Avancini e Fumic mantiveram o bom ritmo e consolidaram sua liderança ao passar pelo terreno técnico Land Rover.
Quanto a corrida feminina, muita emoção também rolou entre elas. A multi campeã Annika Langvad e sua parceira americana Kate Courtney tiveram que superar um furo de pneu no meio do caminho. Elas fizeram os reparos necessários rapidamente e batalharam para sua segunda vitória sucessiva na categoria feminina do primeiro estágio da ABSA Cape Epic.
“Kate sentiu o pneu vazando. Nós pedalamos mais um pouco e ela disse: ‘não, nós precisamos consertar.’ Quando nós fizemos o reparo, o segundo time nos alcançou e ficaram com uma vantagem. Nós as perseguimos e alcançamos elas, então em uma subida nós atacamos e conseguimos manter a liderança até o fim.” - disse Anikka ao Cycling News após a prova.
Confira as posições e resultados da etapa 1 feminina.
A segunda etapa também aconteceu em Arabella Wine, onde os ciclistas percorreram 106km com 2000m de escalada. Nessa etapa, a liderança da equipe Cannondale com o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic se mantiveram pela segunda vez consecutiva, assim como a equipe feminina com Annika Langvad e Kate Courtney. Mas se engana quem acha que as vitórias foram parecidas. Na verdade elas se desdobraram de formas bem diferentes do dia anterior.
Era nítido nos rostos de Avancini e Fumac a pressão que vestir a camisa do time causava. Mesmo assim os atletas tiveram um extremo senso de responsabilidade, conservando energia na maior parte do dia e correndo de forma inteligente.
Confira as posições e resultados da etapa 2 masculina.
Nos resultados femininos um nome brasileiro se destacou entre as 5 primeiras. Trata-se da goiana Raiza Goulão, que iniciou sua carreira em 2010 e hoje leva nas costas grandes vitórias no mtb nacional e internacional, como, segundo seu próprio site, o 1º lugar no Pan-americano de MTB em 2012 e 2013, 1º lugar no Latino-americano de MTB em 2013, o 6º lugar na World Cup do Canadá em 2013 e as vitórias na Copa Internacional do Chile e na Taça Portugal.
Confira as posições e resultados da etapa 2 feminina.
Na etapa 3 os ciclistas saíram de Arabella Wine e foram para HTS Drostdy, percorrendo 122km, com 1800m de escalada. Esse pode ter sido o estágio mais longo dessa edição, mas também foi o mais plano.
Essas foram condições ideais para os ciclistas velocistas como Kulhavy e mestres em maratona como Alban Lakata e Kristian Hynek (equipe Canyon Topeak). Apesar dos exaustivos esforços do dia - em que Grotts fez pressão atrás dos líderes, foi a Investec Songo Specialized que aumentou a pressão para acelerar o ritmo.
No fim das contas quem se deu bem foi o Austríaco Alban Lakata e seu companheiro de equipe, o Checo Kristian Hynek, chegando em primeiro lugar e vencendo a etapa.
Confira as posições e resultados da etapa 3 masculina.
A etapa 4 teve início em HTS Drostdy (Worcester) e fim na Huguenot High & Primary School, em Wellington. Ao total foram percorridos 113km, com 1800m de escalada.
Na categoria masculina, os ciclistas da Cannondale Fumic e Avancini estavam em missão para reparar seus erros cometidos na etapa 3, quando entregaram a liderança para a equipe Investec Songo Specialized.
Alban Lakata e Kristian Hynek (Canyon Topeak) pressionaram o ritmo para roubar a liderança no início da etapa, em uma jogada para prejudicar Howard Grotts da Specialized. Funcionou e Grotts não teve opção a não ser chamar seu parceiro Jaroslav Kulhavy para obter ajuda.
No fim, a equipe vencedora foi Centurion Vaude, com os ciclistas Nicola Rohrbach e Daniel Geismayr, que aproveitaram problemas técnicos dos ciclistas da Investec Songo Specialized e Canyon Topeak e passaram para a primeira posição, se mantendo até o fim.
Confira as posições e resultados da etapa 4 masculina.
A etapa 4 aconteceu no dia 22 de março e acabou sendo um presente para a ciclista Annika Langvad, aniversariante do dia. Mais uma vez a equipe feminina Investec Songo Specialized se manteve na liderança.
Confira as posições e resultados da etapa 4 feminina.
Na etapa 5, o circuito começou e finalizou no mesmo local, Huguenot High & Primary School, Wellington. Nessa etapa, a chamada ‘corrida contra o relógio’ teve desempenhos alucinantes, uma vez que os participantes percorreram 39km com escaladas de 1430m.
Nessa etapa a equipe Investec Songo Specialized se manteve no topo tanto da categoria masculina com os ciclistas Jaroslav Kulhavy e Howard Grotts, quanto na feminina com Annika Langvad e Kate Courtney.
Confira os resultados nas tabelas abaixo.
Na sexta etapa no Cape Epic os ciclistas percorreram 76km alcançando 2000m de escalada.
Mais uma prova cheia de desafios, a etapa 6 mostrou um desempenho incrível dos ciclistas Jaroslav Kulhavy e Howard Grotts, que acabaram em primeiro lugar com mais de 1min de vantagem dos ciclistas que seguiram em segundo lugar.
A etapa também foi muito importante para a equipe Cannondale, onde o brasileiro Henrique Avancini e seu companheiro Manuel Fumic conseguiram retomar o segundo lugar no posicionamento geral.
Confira as posições e resultados da etapa 6 masculina.
Na categoria feminina as ciclistas Annika Langvad e Kate Courtney, da Investec Songo Specialized, venceram pela 6ª vez consecutiva no evento, abrindo uma vantagem assombrosa de quase 50min no placar geral.
Confira as posições e resultados da etapa 6 feminina.
A etapa final do Cape Epic levou os ciclistas a percorrerem 67km com 2000m de altimetria, indo de Wellington a Val de Vie. Ela consolidou a equipe Investec Songo Specialized com os ciclistas Jaroslav Kulhavy e Howard Grotts em primeiro lugar na classificação geral masculina. Mas quem ganhou a etapa foram os Fabian Rabensteiner e Casagrande, da equipe Trek Selle San Marco 2.
Confira as posições e resultados da etapa 7 masculina.
A surpresa veio na categoria feminina, vencida com muita habilidade pelas ciclistas da equipe PMRA/CST Racing, incluindo a brasileira Raiza Goulão. A vitória garantiu também uma posição na classificação geral, as colocando na quinta colocação.
Confira as posições e resultados da etapa 7 feminina.
Classificação geral final Elite Masculino
1º - Jaroslav Kulhavy e Howard Grotts 25:29.48,9
2º - Alban Lakata e Kristian Hynek +9.38,5
3º - Manuel Fumic e Henrique Avancini +13.12,9
4º - Francesc Guerra Carretero e Luis Leao Pinto +18.53,3
5º - Nicola Rohrbach e Daniel Geismayr +23.32,4
Classificação geral final Elite Feminino
1º - Annika Langvad e Kate Courtney 29:57.06,5
2º - Sabine Spitz e Robyn De Groot+46.29,2
3º - Mariske Strauss e Annie Last +53.15,6
4º - Candice Lill e Amy Beth Mcdougall +1:51.10,6
5º - Margot Moschetti e Raiza Goulao+1:52.06,8
Confira os resultados completos clicando aqui.