O lançamento de capacete GIRO 2018 deixou todo mundo de cabelo em pé. Não é pra menos, o Giro Synthe Mips roubou a atenção dos melhores ciclistas do mundo e todos que provaram garantem que ele oferece o máximo em conforto e proteção.
Isso também é afirmado pela Giro, que desenvolveu o modelo de forma minuciosa, testando cada uma das suas mais de 100 peças. A marca trabalhou duro para dar o capacete o máximo em resistência e performance, inclusive testando o Synthe Mips com auxílio dos tubos aerodinâmicos.
Confira abaixo como o modelo foi criado, de acordo com os desenvolvedores.
Quanto a estética, é fácil ver que ele é um modelo que chama atenção pelo seu design arrojado e atual. Com 26 entradas/saídas de exaustão, ele oferece um fluxo de ar constante mesmo nos dias mais quentes. Ele possui cores incríveis e agressivas, que chamam a atenção de quem passa. Mas ao mesmo tempo a marca pensou em disponibilizar um modelo clean, de cor preta e pintura fosca, onde detalhes não foscos mesclam perfeitamente no casco.
Não é a toa que ciclistas como Julien Absalon e Pauline Prevot utilizam esse modelo. Ele combina perfeitamente conforto e proteção, como vamos te mostrar a seguir.
O casco é fabricado In-mold, ou seja, o EPS interno é injetado na parte externa de policarbonato, garantindo maior fixação entre as partes e resistência. A parte interna tem controle de umidade, que absorve e elimina rapidamente o suor. Além disso, a forração conta com a tecnologia X-static, pois é confeccionada com fios de prata que impedem a formação de microorganismos que causam mau cheiro.
Esse modelo é extremamente leve. Segundo os especialistas da MX Bikes, o modelo pesa 26g no tamanho M - tudo para otimizar a sua corrida.
O fechamento é feito através de um ajuste Roc Loc Air® em duas dimensões, que garante ajuste preciso e confortável com encaixe occipital. Outras duas cintas jugulares auxiliam para um fechamento mais preciso e melhor ajuste com a cabeça através de um engate rápido.
Você pode até estar pensando, “ok, mas o que esse capacete tem de tão especial?” e é aí que vem a tecnologia MIPS - Sistema de proteção de impactos multi direcionais. Essa tecnologia ainda não é comum nos capacetes que vem para o Brasil, apenas alguns modelos possuem esse tipo de proteção - que pode fazer a diferença na hora de uma queda.
A MIPS é uma placa na parte interna do capacete, muito leve mas de grande serventia na hora da queda. Acontece da seguinte forma: quando o ciclista cai usando qualquer capacete convencional, o impacto é concentrado em um ponto da cabeça. Com a tecnologia MIPS, essa placa interna se move rotacionalmente na hora do impacto, ajudando a aliviar a pressão em um ponto dissipando para mais áreas da cabeça. Dessa forma, a força de impacto e chance de possíveis danos no cérebro reduzem drasticamente.
Alguns outros detalhes ajudam a tornar o capacete Giro Synte Mips ainda mais especial, como por exemplo os painéis para encaixe do óculos de ciclismo, que garantem uma boa fixação do equipamento e é compatível com qualquer modelo.
Outro detalhe importante é que internamente ele possui um maior espaço que serve para acomodar os cabelos caso a/o ciclista queira deixá-lo preso durante o pedal.