É normal seu pequeno acompanhar seu amor pelo ciclismo e querer ser um ciclista também. Aliás, você não precisa nem ser ciclista para saber que qualquer criança é apaixonada pelas duas rodas. Se você preza por qualidade e segurança, certamente vai querer escolher um modelo de bicicleta infantil que ofereça isso ao seu filho. Portanto nós viemos tirar algumas dúvidas frequentes que a maioria dos adultos tem na hora de comprar uma bike infantil.
Antes de tudo, é preciso lembrar que assim como uma bicicleta para adulto, uma bicicleta infantil precisa estar adequada para o tamanho do ciclista. Portanto o primeiro passo para comprar uma bike para o seu filho é saber a idade, altura e estatura dele, se possível realizando um bike fit para um ajuste preciso.
Mas, caso você não queira gastar tanto dinheiro trocando sempre a bicicleta infantil do seu filho, existe um esquema geral que compara a idade da criança ao tamanho de aro que serve para ela.
O tamanho ideal de bike precisa acompanhar o crescimento da criança. Uma criança que está começando a andar de bicicleta pode ficar traumatizada caso caia com um modelo/tamanho que não é adequado para a idade e tamanho dela. Então existe um esquema simples de tamanho de aro relacionado a idade, conforme você vê ao lado.
As crianças menores, geralmente até os 4 anos de idade, usam modelo de bicicleta infantil aro 12. Ela é menor e permite que a criança fique firme com os dois pés no chão para aprender a se equilibrar. Elas possuem rodinhas laterais que podem ser removidas com o tempo, assim como a bicicleta aro 16.
As bicicletas aro 16 são as que tem maior variedade de modelos, pois podem ser usadas pelas crianças de 4 a 8 anos. Alguns pais trocam a primeira bike do seu filho para modelos de aro 14 quando a criança está com 4, 5 ou 6 anos, mas isso não é extremamente necessário - já que o tamanho de uma para outra varia muito pouco.
A bicicleta aro 20 pode ser usada por crianças maiores, de 7 até cerca de 12 anos de idade. Nessa idade o jovem já sabe se equilibrar na bicicleta e não tem grandes problemas para andar. O aro 20 também é utilizado nas bikes light, ou BMX menores - então pode ser um modelo que acompanhe seu filho por mais muito tempo se ele curtir a modalidade.
Caso seu filho queira uma bike maior, chegam então os aros 24, próprios para jovens acima de 9 anos que tenham até 1,50m de altura.
Um tipo de bicicleta que vem conquistando pais e crianças ao redor do mundo são as bicicletas de treinamento. Diferente das convencionais, elas não possuem pedivelas, pedais nem rodinhas laterais. São pensadas para as crianças iniciantes, que usam a propulsão das pernas para ir para frente com a bike.
É preciso lembrar que até para um adulto começar a andar de bicicleta não é tarefa tão simples. É preciso desempenhar uma série de atividades que juntas realizam o movimento correto a bike. O ciclista precisa ter equilíbrio, coordenação nas pernas e pés na hora de girar os pedais, consciência para usar os freios nas mãos e ainda escolher o melhor caminho para passar.
O câmbio dá ao seu pequeno mais opções de velocidades, mas as vezes ele não precisa disso - principalmente se for pequeno. As bicicletas com câmbio geralmente são mais pesadas e podem adicionar uma complexidade desnecessária no início: é mais uma coisa para o seu filho aprender a usar (além de tudo aquilo que falamos sobre equilíbrio, freio, percepção).
Claro que a maior preocupação dos pais é com a segurança dos pequenos. Então além de buscar o tamanho certo de bicicleta, outros pontos são importantes para garantir a segurança da criança.
O principal deles é garantir que ele ande de bike com o equipamento de proteção adequado. Hoje existem capacetes, roupas, luvas e muitos outros equipamentos que são de ótima qualidade e podem ser diferenciais na hora de um topo. E convenhamos: eles caem e muito.
Outra coisa para se observar é se a bike do seu pequeno possui uma proteção de corrente. Ela vai impedir que ele se machuque e também rasgue roupas enquanto anda.