As roupas para pedalar são importantes e apropriadas para a prática do ciclismo, porque garante conforto e são desenvolvidas para criar condições mais favoráveis ao pedalar pequenas e longas distâncias.
As bermudas, bretelles e macaquinhos possuem forros e são um sucesso para proteger a região de maior contato quando sentados sobre o selim, afinal 90% do tempo estamos sentados sobre a bike. Portanto, é necessário roupas apropriadas para proteger e região e não sentir incômodos durante o pedal.
Normalmente os(as) ciclistas iniciantes começam com a bermuda de ciclismo e depois fazem a transição para o bretelle de ciclismo e/ou macaquinho de ciclismo.
Escolher a bermuda é fundamental e necessária para realizar pedais mais longos. Sem o uso da bermuda de ciclismo não haverá proteção e mesmo que seja um pedal passeio e curtinho, ainda assim a dor no bumbum pode ocorrer. O fato é que a bermuda de ciclismo é uma peça que não pode faltar no guarda roupa de nenhum ciclista, seja para pedalar com sua bike pelas ruas ou para pedalar na academia.
Além do conforto que a bermuda proporciona ao pedalar, ela ajuda também na melhora da circulação sanguínea, reduzindo assim a fadiga muscular e melhorando o rendimento durante os pedais.
E não é só isso. O uso da bermuda não deixa a roupa ficar enroscando na bicicleta por ser produzida para ficar justinha no corpo, evitando também assaduras. É desenvolvida com material apropriado para realizar pedaladas em diferentes climas, favorecendo a transpiração e muitas possuem uma proteção antibactericida.
Uma vantagem no uso da bermuda é a facilidade de tirar, tornando mais simples ao ir ao banheiro.
Já o famoso bretelle de ciclismo é o queridinho dos ciclistas que estão a tempo nesse mundo da bike. Depois que fazem a transição da bermuda para o uso do bretelle, dizem que nunca mais querem voltar a usar a bermuda.
O bretelle de ciclismo é parecido com a bermuda, mas existem diferenças. O bretelle, por exemplo, não possui elásticos na cintura e possui alças, o que garante maior conforto e mantem o bretelle sempre no lugar, ou seja, é muito difícil o forro se movimentar e provocar assaduras por conta das alças.
Além disso, é garantido que seu cofrinho não vai aparecer durante o pedal. Sendo assim é muito mais segurança e conforto ao pedalar.
Também é um tipo de roupa justa ao corpo e ao contrário da bermuda, o bretelle oferece um ajuste perfeito ao corpo sem o aperto na cintura, pois não tem elásticos nessa região. Talvez seja estranho pedalar com roupas justas, mas é o melhor para pedalar e para a aerodinâmica do ciclista.
O macaquinho é uma opção de roupa de ciclismo feminina. O diferencial é que ele une em uma só peça uma roupa para o corpo inteiro, é como se fosse uma bermuda e camiseta junto.
O macaquinho de ciclismo sendo uma roupa ciclismo para pedalar feminina, ele apresenta grafismo e cores que as mulheres adoram. Proporciona para as ciclistas um melhor caimento ao corpo e conforto, deixando as mulheres ainda mais bonitas em cima da bicicleta. Além disso, não precisa ficar combinando as roupas porque ele mesmo já combina.
Possui forro específico para anatomia da mulher e não possui elásticos na linha da cintura como na bermuda e camiseta. Por ser uma peça única, existem silicone na região das pernas e braços fazendo com que ele fique posicionado sempre no mesmo lugar, não sobe e não desce. Além disso, evita o desconforto de ficar movimentando o forro e o elástico apertando no corpo.
Todas as opções de roupas para pedalar são validas e vão proteger seu corpo dos impactos em regiões de maiores contatos quando sentados durante o pedal. Seria interessante ao decidir escolher pensar no tipo de ciclista que você é e quanto tempo passa pedalando.
Uma bermuda de ciclismo é suficiente para começar, mas se quiser começar com bretelle de ciclismo não tem problema nisso. Não existe regra de qual usar antes, existem diferenças no tipo de roupa o que pode garantir maior benefício.
Lembre-se de observar o tipo de forro (tem uma matéria especifica para sanar suas dúvidas em relação ao forro, clique aqui), o tamanho e se é uma modelagem feita para mulher ou homem. Afinal, vale ressaltar que tudo isso interfere e a anatomia do corpo feminino difere do corpo masculino. Portanto, é por isso que existem roupas femininas ciclismo e masculinas.
De pois de ler esse post você já entendeu as diferenças e vantagens de cada tipo de roupa de ciclismo, agora fica mais fácil para escolher. Na loja virtual Mx Bikes, você encontra diferentes marcas, as melhores bermudas, bretelles e macaquinhos de ciclismo e o melhor custo benefício. Clique AQUI e confira.