Home > Equipamentos > 3 equipamentos de proteção para ciclistas: entenda por que eles são necessários
3 equipamentos de proteção para ciclistas: entenda por que eles são necessários
26/04/2020
Equipamentos

Por Camila Suota – Profissional de Educação Física e ciclista

Quando começamos a pedalar não levamos em consideração alguns equipamentos necessários, o importante é ter a bike e fechou? Não, aí que mora o perigo.

Os equipamentos de segurança para ciclistas são indispensáveis, eles vão te proteger de situações que podem acontecer em um pedal. Há mais eu só vou até ali, precisa mesmo? Sim, precisa.Mas quais são esses equipamentos? São eles: luvas, capacete e óculos para ciclismo. Vem comigo que vou te contar um pouquinho sobre porque esses três equipamentos são essenciais aos ciclistas.

1 – Luvas de ciclismo

A luva de ciclismo é um item de segurança, a utilização dela proporciona a proteção das mãos em contato como guidão enquanto você pedala, sendo um dos três pontos de contato com a bicicleta– os outros dois são o quadril no selim e os pés no pedal.

Ao pedalar recebemos vibrações na bike em contato com diferentes terrenos, seja na terra ou no asfalto,e todas as essas vibrações dirige-se para o nosso corpo. As mãos absorvem essas vibrações. Sendo assim, a função das luvas para ciclismo são: absorver os impactos e prevenir nossas mãos de lesões e dores.

 Além disso, elas possuem benefícios como:

  • Evita calos, danos e inflamações de nervos e tendões das mãos.
  • Proporcionam conforto e protegem a região das mãos, sendo sensíveis as vibrações;
  • Contribuem com uma pegada correta das mãos no guidão, fita de guidão, manetes e manoplas, evitando assim que elas escorreguem devido vibrações e suor;
  • Protegem de escoriações nas mãos em caso de quedas. Nas quedas é automático usarmos as mãos para nos proteger.

Se você tem dúvida ao escolher uma luva para pedalar, lá vai algumas dicas:

  • As luvas de ciclismo com dedo curto e aberto são mais utilizadas por ciclistas que praticam a modalidade speed, devido ao contato dos dedos nas trocas de marchas. Mas os ciclistas do mountain bike também as utilizam.
  • Já as luvas de ciclismo com dedo longo e fechado são mais utilizadas por ciclistas do mountain bike porque protegem as mãos da vegetação e evita que aconteçam machucados. Além disso, ela protege também dos dias mais frios também.

Mas isso não impede que você adquira uma luva de ciclismo com dedo curto e aberto para o mountain bike, por exemplo. Antes de adquirir sua luva, lembre-se de realizar a medida da sua mão para a compra de uma luva ideal para você. Acesse AQUI e confira a tabela de medidas e varias opções de luvas para ciclismo e com o melhor custo-benefício na loja virtual MxBikes.

2 - Capacete para ciclismo

O capacete de ciclismo também como item de segurança, é necessária sua utilização para sua proteção. Sua função nada mais é que proteger a região da cabeça de impactos causado por uma queda de bicicleta e/ou batidas em objetos. Alguns benefícios do capacete de ciclismo são:

  • Proteção contra traumas graves e lesões causadas por impactos através de acidentes com a bike.
  • Evita possíveis escoriações e cortes na região da cabeça.
  • Contribui com a aerodinâmica do ciclista, pois ajuda a direcionar o fluxo de ar e essa vantagem é muito importante em uma prova de contrarrelógio, por exemplo.
  • Proporciona mais visibilidade no trânsito, afinal cores fortes e detalhes reflexivos você se torna mais visto.

Existem diferenças de capacetes de ciclismo para cada modalidade. Veja algumas características do capacete de mountain bike e speed:

  • MountainBike – os capacetes nesta modalidade são voltados para os ciclistas que estão sempre em trilhas, estradões e por aí vai. Pensando no conforto do ciclista, ele possui melhor ventilação resfriando a cabeça em diferentes ambientes e existe a pala que contribui com a alteração de luminosidade durante os pedais e protege contra a sujeira e chuva, que pode ir diretamente no seu rosto.
  • Speed – as características do capacete nesta modalidade estão voltadas para a velocidade e a aerodinâmica. Existem também maior ventilação e leveza, aspectos que garantem maior conforto aos ciclistas. Não possui pala.

Mesmo que exista as diferenças para cada modalidade, isso não impede que você utilize modelos diferentes.

3- Óculos de ciclismo

O último equipamento de segurança e não menos importante é óculos para ciclismo. Independente de qual modalidade você prática, ele é fundamental. Sua função é justamente a proteção dos olhos e melhor condição para visualizar o terreno quando pedala.

Alguns benefícios da utilização do óculos de ciclismo são:

  • Evita que sujeiras, insetos e outros detritos acertem seus olhos durante o pedal. Anão utilização do óculos pode prejudicar sua visão e ocasionar acidentes, como por exemplo, um inseto acertar seu olho em uma descida, você poderá facilmente sofrer uma queda.
  • Protege contra os raios solares UVA e UVB, que são altamente prejudiciais para a saúde dos seus olhos. Eles podem causar lesões e doenças oculares.
  • Proporciona mais segurança e confiança ao ciclista durante o pedalar. Sem preocupações como que pode bater nos seus olhos e melhor visualização do terreno.

Confira mais sobre o óculos de ciclismo e também entenda sobre os tipos de lentes AQUI.

Não esquece de utilizar sempre esses equipamentos, pois a proteção e segurança enquanto você pedala são fundamentais. Aproveita comenta aqui embaixo se ficou alguma dúvida ou sugestão e acesse a loja virtual MxBikes, lá você encontra muitas opções de equipamentos de proteção para o ciclista.

Posts Relacionados
Promoções MX
REDES SOCIAIS
Informe seu e-mail e receba notícias e novidades
MX Bikes Comercio Artigos Esportivos Eireli - ME | CNPJ: 08.933.109/0001-93 | Rua Sem Denominação 210 - Contenda São José dos Pinhais - PR CEP. 83115-970
Copyright 2007-2015 mxparts.com.br. Todos os direitos reservados.