Aprender a pedalar já não é mais como era antigamente. Quem nasceu nos antes de 2010 deve lembrar das famosas rodinhas, e como era difícil largar elas. Aliás, a dificuldade em pedalar não é o ato em si de empurrar os pedais e muito menos tirar as rodinhas laterais bike. Atualmente novas formas de ensinar a pedalar foram desenvolvidas com base em uma série de estudos científicos, que possibilitaram entender como é o processo de aprender a pedalar, assim como todo o restante que envolve o esporte em relação ao corpo humano e descobriram que as balance bikes são muito mais que uma bicicleta infantil sem pedais e sem rodinhas.
Tecnicamente novas no mercado mas com uma cara de Draisiana, as Balance Bikes ou bicicletas de equilíbrio são um passo gigantesco na evolução das crianças em diversos pontos, não somente para pedalar.
A pergunta acima nem é tão difícil de responder, é só subir na bicicleta, empurrar com os pés, sentar e curtir o embalo. Mas por trás desse simples processo para nós adultos, existe uma série de pequenos detalhes que auxiliam as crianças não somente à pedalar, mas também a se desenvolver em relação ao seu corpo físico, mental e ao ambiente que os cerca. Confira alguns fatores onde a bicicleta infantil de equilíbrio ajuda as crianças:
Mesmo sem se equilibrar após o embalo, uma criança que utiliza a balance bike tem um auxílio gigantesco em relação ao desenvolvimento motor.
Isso acontece devido aos estímulos proporcionados pelo exercício, que envolvem coordenação motora, lateralidade, percepção corporal e espacial e claro, muita energia para guiar e correr com a bicicleta de equilíbrio.
Todos esses principais pontos em conjunto são responsáveis pelo desenvolvimento motor da criança e isso ajudará não somente a pedalar, mas em todo o processo físico da vida dela, ou seja, ajuda muito mais que um simples pedalar.
Assim como tudo o que já foi dito, o equilíbrio também entra nesse processo, afinal, com as balance bikes infantis, a criança aprende a desenvolver melhor o equilíbrio, o que vai ajudar muito ao longo da vida em diferentes pontos, já que fisicamente ele faz parte de uma série de percepções do que nos cerca em várias atividades do dia a dia.
Todo esse complexo mundo do desenvolvimento motor e espacial da criança são carregados por todo o restante da vida, e quanto mais cedo e melhor adaptado, vários outros fatores ao longo da vida podem ser superados com mais facilidade.
Diferente do desenvolvimento motor que envolve as questões mais finas e de complexidade como a psicomotricidade, o desenvolvimento físico é um dos fatores macro que as bicicletas infantis de equilíbrio ajudam as crianças a partir do aprender a caminhar.
O desenvolvimento físico é na verdade uma forma de como o corpo responde aos estímulos do meio. O desafio de pedalar e/ou se equilibrar fortalecem a forma com que o corpo cresce, isso inclui toda a estrutura óssea, cartilaginosa, nervosa e até mesmo muscular da criança.
Todos esses fatores onde a criança interage com o meio é fundamental para um crescimento saudável e com um hábito saudável e desafiador, afinal, após aprender a se equilibrar, partir para uma bicicleta com pedais é um novo desafio.
Crescer e se desafiar nos KOM e RPS ou naquela subida que tanto dá medo de zerar, enfim, o que importa é o quanto a criança se desenvolve com o hábito de responder aos desafios que ainda virão pela frente em cima da bike.
São tantos fatores positivos que ajudam as crianças que as balance bikes oferecem uma qualidade que vai além de pedalar.
Para iniciar qualquer criança no uso de uma bicicleta antigamente bastava fazer com que a criança caminhasse já com um certo equilíbrio. Ai então eram introduzidas as bicicletas com as rodinhas laterais e cada um ia se virando conforme desse. O problema era que nem sempre a criança estava pronta para ter as rodinhas laterais removidas, afinal, essa era uma decisão dos adultos, que achavam que a criança já estava apta a andar sem as rodinhas laterais.
Hoje sabe-se que não é bem assim, afinal, assim como naqueles anos atrás, toda e qualquer criança é diferente da outra. Por isso não é uma regra quanto ao tempo, mas sim uma análise a ser feita do quanto essa criança está apta para pedalar, o que não existe com uma balance bike, afinal, é visualmente perceptível quando isso acontece.
Esqueça as rodinhas laterais e ficar pensando quando que a criança está pronta para tirar elas. Com as balance bikes é visível o tempo certo de introduzir a bicicleta com pedais como menos preocupações.
Por isso, não existe idade correta para o uso da balance bike infantil, a partir do momento que a criança já consegue se equilibrar sozinha e tem uma firmeza nas pernas a bicicleta de equilíbrio infantil já pode ser adicionada na vida dos pequenos. Assim o desenvolvimento acaba sendo mútuo, a bicicleta infantil de equilíbrio acabará ajudando ainda mais a criança em sua vida, não somente para aprender a pedalar.
E para retirar a balance bike infantil? Há algum tempo específico? Também não, é só ficar ligado no progresso em relação ao domínio do equilíbrio e ai já se pode pensar nesse upgrade. Mas fique atendo à um detalhe - as especificações da balance bike. Vários modelos de fabricantes indicam um determinado peso ou altura de uso por questões de segurança e ergonomia.
Não há idade para início e nem saída da balance bike, tudo é uma questão de percepção do quanto a criança está desenvolvida para tal, mas com uma clareza superior às bicicletas de rodinhas laterais.
Só aqui na Mx Bikes o maior e melhor site de ciclismo do Brasil você encontra a maior variedade de balance bike para os pequenos, sempre com os melhores preços e condições. Confira.