Pedalar é uma das atividades esportivas que mais causa a sensação de liberdade, especialmente modalidades ou estilos ligados (ou derivados) do mountain bike. O bikepacking - termo em inglês que significa viajar de bicicleta, é um dos sinônimos do cicloturismo, mas que não são necessariamente a mesma coisa, afinal, nem toda atividade de cicloturismo é uma viagem, ou seja, ela pode ser um trajeto, um dia, um percurso, mas com uma condição - passar o dia sobre o banco da bicicleta, curtindo o caminho, seja ele qual for.
Alguns ciclistas consideram o cicloturismo como uma ramificação do mtb, mas a diferença entre o bikepacking é que esse tende a não utilizar bagageiros. Ao longo dos últimos anos, as speed entraram no mapa do cicloturismo, cicloviagens e afins - são as chamadas gravels. Esses modelos de bicicletas com quadro de estrada, pneus e relação de mountain bike trouxeram mais possibilidades aos ciclistas, favorecendo os deslocamentos nas cicloviagens por estradões e afins com velocidade e menor peso, sendo uma excelente opção para quem quer pedalar por longos períodos mais perto do campo.
As bikes adaptadas ou até mesmo as gravels ganharam ao longo dos anos um mercado voltado à ideia de oferecer produtos de necessidades diferentes e que fizeram com que os fabricantes se preocupasses em ajustar todos os acessórios para bikepacking para diferentes tipos de bike, tornando o mercado muito mais acessível e versátil para quem pedala.
A pergunta meio genérica oferece tantas opções de resposta quanto se imagina. Somente >quem já fez uma viagem de bike sabe que existem coisas que DEVEM ser levadas e coisas que podem ser deixadas de lado ou compradas pelo meio do caminho caso já se saiba ou conheça o percurso/trajeto à ser realizado.
Mas em todos os casos de produtos ou equipamentos a serem levados juntos, uma coisa é indispensável - bolsas e meios de levar tudo o que é necessário. Por isso, preparamos algumas dicas de como você pode levar seus itens com alta qualidade em diferentes tipos de bike packing/cicloviagem/cicloturismo, se liga: Muitos ciclistas com certeza torcem o nariz para eles. Realmente uma mountain bike ou gravel com um bagageiro se torna estranha, simplesmente não parece combinar. Mas com um alforge ou bolsa sobre o bagageiro bike, o estilo vai se mostrando e tornando a bike ideal para encarar muitas horas de pedal junto com você e seus itens. A finalidade em relação à estética dos bagageiros para bike são extremamente compensatórios. Isso porque em vários deles, a capacidade de carga já é suficiente boa para encarar trilhas e deslocamentos urbanos com cargas que podem chegar a até 25 quilos e até mais em vários casos. Esse é com certeza um dos pontos que devem ser bem analisados por cada ciclista e suas necessidades, afinal, adquirir um bagageiro com menor capacidade de carga pode causar danos não somente ao próprio acessório bike, mas também nas regiões de apoio. Outro fator em relação aos bagageiros de bicicleta são as regiões de fixação e/ou apoio. É preciso sempre verificar o peso de uso e os apoios, ou seja, se são compatíveis com a carga. Por exemplo, um bagageiro com fixação única no canote de selim em geral não suporta o mesmo peso que um bagageiro bicicleta com fixação no canote e no quadro da bike, dividindo a distribuição do peso, ajudando no equilíbrio ao pedalar e principalmente - sem sobrecarregar um determinado ponto do quado da bike. Os alforges para bicicleta são excelentes acessórios para bikepacking e praticamente indispensáveis para quem quer fazer uma cicloviagem e/ou cicloturismo. Mas não somente nesses casos, afinal muitos ciclistas urbanos procuram utilizar alforges em seus dias, já que a capacidade de carga aliada à praticidade são excelentes opções para o dia a dia. Levar tudo e muito mais - essa é apenas uma das qualidades dos alforges de bike. A grande maioria possui volumes superiores à 10 litros, o que permite levar bastante coisa frente à uma bolsa de selim, por exemplo que nos maiores modelos levam no máximo 2 litros.. A vantagem de um alforge bike é que além de permitir transportar maiores volumes, ele pode ser duplicado se utilizado com bagageiros duplos e/ou triplos, que possuem ferragens para o transporte superior e laterais, permitindo o uso de dois alforges e uma bolsa de bagageiro. Além de tudo isso, existem modelos de alforges de bicicleta no mercado que são conversíveis em bolsas de mão ou de colo, o que facilita ainda mais o transporte dos objetos quando a bicicleta precisa ser deixada em algum lugar, como por exemplo na faculdade ou ainda na hora de ir almoçar no meio da sua cicloviagem, permitindo que seus itens fiquem mais seguros próximos de você.Bagageiros para bicicleta
Alforges para bike
As demais bolsas desenvolvidas com o pensamento no cicloturista são as bolsas menores, mas que possuem um valor agregado de praticidade para o transporte dos itens mais necessários ao se pedalar sem a necessidade de descer da bicicleta ou com um acesso mais rápido e prático.
Justamente por serem tecnicamente menores, essas bolsas para bike podem carregar acessórios diversos, bem como mini ferramentas, câmaras de ar, espátulas e materiais de primeira necessidade para quem está no bikepacking.
As bolsas de quadro podem ser divididas em dois grupos - bolsas de quadro e bolsas de guidão.
Em ambos os casos, a variação do volume pode mudar de modelo para modelo, mas o estilo é sempre semelhante, sendo bolsas de quadro posicionadas sobre o triângulo do quadro ou ainda sobre o top tube.
Já as bolsas de guidão são posicionadas sobre o guidão da bicicleta, e que em geral oferecem acesso direto para maior praticidade. Mas em qualquer modelo de bolsa para bicicleta, existem modelos maiores, mesmo nas bolsas de guidão, que possibilitam um cicloturismo com maior volume de carga com qualidade.
Só aqui na Mx Bikes - o maior e melhor site de ciclismo do Brasil você encontra a maior variedade de marcas e modelos de acessórios de cicloturismo de diversas marcar, como: Topeak, Abus, Zefal e muito mais para sua cicloviagem cicloturismo ou bikepacking, sempre com os melhores preços e condições, confira.