Pedalar envolve uma série de questões e adaptações do corpo em diversas situações. Quando se passa a ficar mais tempo sobre o selim, é comum surgirem alguns fatores que podem incomodar. Um deles é o posicionamento das mãos sobre as manoplas e consequentemente os guidões. É normal que cada ciclista mesmo após realizar um bike fit ainda sinta alguns desconfortos, e por isso, alternar as posições do corpo é fundamental para garantir maior conforto até o corpo se acostumar com a rotina de treinos e distâncias.
É nesse ponto que entram os Bar Ends. Com diversos tamanhos, estes itens são compatíveis com bikes de Mtb e urbanas, garantindo mais conforto para os pedais e em diversos casos auxiliando até na performance.>
Com o surgimento baseado em favorecer a ergonomia dos ciclistas, o bar end, oferece diferentes posicionamentos para as mãos, minimizando as dores e a fadiga que a mesma posição pode gerar durante os pedais. Com isso, o conforto proporcionado é muito maior, já que a variação de posições faz com que o cansaço seja menor e a possibilidade de auxiliar em situações de maior esforço é muito mais eficaz que ao permanecer somente na mesma posição.
A posição que os bar end oferecem para os ciclistas de Mountain bike e urbanos é muito similar ao posicionamento permitido pelos sistemas de trocas de marchas das bicicletas speed, ou popularmente conhecidos como STi. A empunhadura foi desenvolvida para otimizar os sprints e facilitar o uso de força durante subidas mais íngremes, principalmente ao se pedalar em pé. Com um posicionamento um pouco diferente, os bar ends proporcionam não somente uma pegada similar ao STi, mas também outros posicionamentos que garantem mais conforto e auxiliam na otimização da performance.
Mesmo sendo muito parecidos os dois modelos, proporcionam algumas diferenças que para alguns ciclistas são muito grandes, confira a seguir, qual o melhor perfil para o seu maior conforto e rendimento:
Um pouco mais simples e até mesmo com menos estilo a uma primeira vista, esse modelo, proporciona uma grande facilidade de uso, com todos os benefícios que o item se propõe a fazer. Tudo isso com uma forma simples e muito prática. Normalmente maiores e curvados na extremidade, permitem que cada ciclista tenha maior capacidade de escolha quanto ao tipo de pegada durante o pedal.
Com design diferenciado, este modelo, permite que o ciclista tenha empunhadura mais confortável, já que podem ter formatos diferenciados com posições para o polegar e/ou os demais dedos das mãos. Alguns modelos ainda contam com um pequeno pedaço alongado para o final da palma das mãos, otimizando ainda mais o conforto do ciclista durante seus pedais.
Alguns ciclistas podem achar que o peso do bar end pode atrapalhar na performance, mas na verdade um par desse acessório mal chega a pesar 300 gramas nos modelos mais simples e de composição de materiais mais simples. Os modelos confeccionados em alumínio, mal chegam aos 120 gramas no par. De qualquer forma, se a necessidade de tirar pesos da bike é muito grande, os bar end possuem fixação por parafusos, sendo muito fáceis de serem removidos, isso torna prático a retirada e a colocação dos mesmos.
Mas a funcionalidade deles está relacionada à troca de posicionamento das mãos durante os pedais, evitando desconfortos e minimizando formigamentos, além disso, o auxílio em subidas e o posicionamento das mãos e pulsos ao realizar esforço durante uma subida é muito maior, já que as mãos e os punhos ficam alinhados, minimizando as dores e as torções. Para quem pedala na cidade, os bar ends ajudam a proteger as mãos nas laterais contra possíveis choques contra estruturas e veículos.
A colocação do bar end na bike é fácil e pode ser realizada em casa tranquilamente, mas a colocação depende de dois fatores - o tipo de manopla e o comprimento do guidão. Se o guidão for muito curto ou muito curvado, empurrar as manoplas mais para o centro pode fazer com que a posição de pedalar com as mãos nas manoplas fique muito ruim, já que os braços ficarão quase fechados, minimizando a área de movimentação. Já no caso das manoplas, alguns modelos possuem abertura própria para serem utilizadas com bar ends, o que facilita a instalação. Já no caso das manoplas convencionais, a extremidade deverá ser cortada, e a grande maioria delas já vem com a borda com um limitador onde o corte deve ser realizado.
Após verificar esses dois fatores, basta empurrar as manoplas na distância que o bar end possui de fechamento, e realocar os passadores e manetes de freios. Antes de apertar o parafuso completamente, verifique a altura correta do bar end, para que ao utilizá-lo sua posição não fique muito baixa ou alta demais, o que pode prejudicar mais do que ajudar. Independente do modelo escolhido, lembre-se que em caso de modalidades como Down Hill, ou para praticantes de single tracks mais fechados, em locais com muitos galhos, árvores ou objetos, os bar ends devem ser curvados à frente, impedindo que objetos possam enroscar, garantindo mais segurança.
Aqui na Mx Bikes a sua loja de ciclismo online, você encontra marcas de bar ends como Shimano Pro e Yamada, com excelentes preços e condições, garantindo muito mais qualidade e conforto para seus pedais.