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Como pedalar com chuva na cidade?
15/02/2018
Dicas

Dia de sol, quem está de férias pode pedalar de manhã, aproveitar o calor. Quem precisa trabalhar pode ir de bike e até se anima mais a fazer o exercício. Mas a chuva começou: e agora?


Alguns ciclistas encaram o desafio de sair na chuva, outros desistem nesse momento. Frio, desconforto, perigos, tudo isso pode te desencorajar. Mas não desista, nós vamos dar algumas dicas para você pedalar na chuva dentro da cidade, de forma segura e confortável.

No verão, apesar do sol forte, sempre cai um toró no final do dia. Então quem usa a bike para ir trabalhar pode ter um kit básico com uma bolsa para bicicleta impermeável (para levar as roupas secas), meias impermeáveis ou sacolas plásticas para os pés, óculos de proteção e claro, uma boa capa de chuva.


Mas não adianta nada impermeabilizar o corpo por fora e ficar suando por dentro. Nesse caso a jaqueta corta vento não vai te ajudar, porque assim que você começa a suar ela gruda na pele, ficando pegajosa e bem desconfortável - além de não proteger nada. Nesse caso você pode escolher uma capa de chuva com ventilação, conforme a imagem ao lado. Assim você pode pedalar mais confortável.


Quanto as pernas não há muito o que fazer. O que você estiver usando provavelmente vai ficar ensopado. Uma dica é usar a bermuda de ciclismo ou aquela de mountain bike, chamada free ride. Pelo menos esses dois modelos são leves e não te incomodam quando molhados. Se você usar um outro tecido, como jeans ou sarja, a peça fica pesada quando molhada, isso vai te deixar mais lento e bem menos confortável - além de possivelmente causar assaduras nas suas coxas.


Para os pés, use tênis ou sapatilha de ciclismo. A meia pode ser impermeável, mas caso você opte pela meia comum, coloque uma sacola por cima - isso vai manter seus pés secos e aquecidos, afinal ninguém merece pedalar com os pés molhados e gelados.

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Quanto a mão, infelizmente não tem como usar a mesma técnica da sacola. O que você pode fazer é utilizar um spray impermeabilizante para tecidos.


É muito importante proteger os olhos contra os detritos jogados pela roda da frente da bike, pelos outros veículos, e até mesmo os pingos de chuva. Para isso, use os óculos de ciclismo, como o exemplo abaixo.

Mas, se você não tem muito dinheiro para investir em um material como esse, use pelo menos um óculos de segurança, o EPI, como esse modelo abaixo, que tem um design moderno e um ótimo custo benefício.

Na rua todo cuidado é pouco. A bike e os freios podem escorregar, então tenha prudência, preste atenção em tudo a sua volta. Mantenha distância do veículo da frente para ter tempo de reação - às vezes um buraco coberto por água pode te surpreender no meio da estrada.


Preste atenção em lugares que normalmente não são perigosos, como por exemplo ruas em paralelepipedo, calçadas de lajota, manchas de óleo, canaletas e qualquer coisa que possa te derrubar.

Na chuva a aderência dos pneus com o asfalto fica prejudicada, então cuidado com pneus slick, pneus com cravos muito altos (típicos das mountain bikes). O pneu ideal nessa situação é aquele de uso misto, aquele que tem cravos baixos e pequenos.


Tome cuidado com bueiros, grades, bocas de lobo, bueiros sem tampa ou com tampa metálica - tudo isso é bem perigoso e pode causar queda. Evite pedalar muito perto do meio fio ou sobre trechos alagados.


Quando voltar para casa lave tudo - luvas, capacete, sapatilha. Na primeira oportunidade coloque para secar no sol. O mesmo vale para a bicicleta. Mas lembre-se: não precisa deixar muito tempo no sol, apenas o tempo necessário para secar os equipamentos, roupas de ciclismo e a própria bike.

Se a chuva engrossar e você precisar parar, não pare embaixo de uma árvore, porque você pode ser atingido por um raio, mesmo que ele não caia muito perto de você.


Seguindo todas essas dicas você chega muito antes dos ônibus e carros: molhado, mas inteiro.

Manutenções na bike depois de pedalar na chuva

Na trilha ou na cidade, depois de uma chuva forte, é preciso fazer manutenção da sua bike. A água entra por todos os lugares e quando ela seca, fica apenas uma fina camada de lama e detritos que acaba com a lubrificação.


As peças da bike vem com uma proteção de fábrica contra ferrugem e oxidação, mas se você guardar a bicicleta molhada, as peças vão ficar feias e escuras.

Os seus grandes aliados são a graxa lubrificante, o óleo para corrente e o M1. Toda vez que a bike estiver molhada você seca ela da melhor maneira possível, e depois passe um óleo (M1) em todos os parafusos. Faça isso também na área desencapada dos cabos de freio e de câmbio, assim eles não enferrujam.


É fácil identificar uma bike que já tomou muita chuva e secou ao natural. A corrente fica escura e enferrujada nas áreas de maior atrito. Para limpar você pode usar uma máquina de lavar a corrente, ela é prática e o trabalho sai bem rápido. Caso você não possua uma, pode usar escovas de dente para um trabalho minucioso.


O processo é simples: você limpa toda a corrente com desengraxante, enxágua, seca tudo e depois repõe a lubrificação da corrente.

Quando se pedala na chuva entra muita água na caixa de direção, pois a roda dianteira joga muita água nesse componente. Se a sua caixa de direção não tem rolamentos selados, desmonte tudo, limpe e troque a graxa.


Ainda com chuva, o pneu traseiro joga muita água no corte do Canote do Selim, e, ao julgar pelas nossas costas molhadas, da pra confirmar que realmente passa muita água por ali. Toda essa água entra no quadro e vai cair exatamente em cima do movimento central da bike. Aí você pode pensar “meu movimento central é um cartucho selado, não tem problema molhar”, mas molhar não é o pior que pode acontecer. Quando a água seca, o cartucho pode ficar travado no quadro e você não conseguir tirar, o mesmo acontece com o Canote de Selim. Por isso, use muita graxa nesses dois locais.

Uma coisa que você pode fazer assim que chegar com a bike molhada é virar ela de cabeça para baixo e deixar escorrer por um bom tempo - mas isso não vai te deixar fugir da manutenção.


Se você atravessou áreas alagadas com a bike, inclua nessa manutenção os cubos dos pedais se eles tiverem esferas soltas. Você pode chegar em casa e colocar um pouco do óleo da corrente no pedal e nos cubos, e deixar para fazer a manutenção minuciosa um pouco mais tarde.

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